Datas Comemorativas

Data Comemorativa

Hoje é dia da Natação, dia Mundial da Astronomia, dia Mundial do Combate ao Câncer e dia Nacional do Sistema Braille

32.V

Calendarr

Dia da Natação

O Dia da Natação é comemorado anualmente no Brasil em 8 de abril.

Esta data foi criada para ajudar a promover um dos esportes considerados mais completos para o desenvolvimento físico humano, além ter muitos efeitos benéficos na saúde humana.

A natação é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, ficando em quarto lugar, atrás apenas do futebol, vôlei e tênis de mesa.

A prática da natação é quase tão antiga quanto o próprio homem, que aprendeu a se sustentar na água por mero instinto de sobrevivência.

Mas, embora os índios já nadassem nas águas brasileiras, como esporte oficial a natação só foi introduzida no Brasil no ano de 1897. No ano seguinte se realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação.

A natação trabalha quase todos os músculos do corpo, e pode desenvolver no praticante a sua força em termos gerais, aptidão cardiovascular e resistência respiratória.

A natação é uma atividade que pode ser continuada durante toda a vida, desde os primeiros meses de vida até a velhice.

Dia Mundial da Astronomia

O Dia Mundial da Astronomia é comemorado anualmente em 8 de Abril.

A Astronomia é a ciência que estuda a imensidão do universo e tudo que há nele, desde planetas, estrelas, comentas, galáxias e etc.

O ser humano está olhando para os céus há milhares de anos, em busca de respostas para perguntas que parecem nunca ter fim sobre o que existe além do "manto azul" do firmamento.

Os astrônomos, estudiosos e cientistas que estudam a ciência da Astronomia, procuram encontrar as respostas para as grandes (e pequenas) questões sobre o que há na imensidão do cosmos e como ele funciona.

Origem do Dia Internacional da Astronomia
Muitos calendários datam o Dia Mundial da Astronomia como 8 de Abril, porém não há um documento que oficialize ou justifique a escolha da data.

Em alguns lugares do mundo, o Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 10 de Maio. A data, segundo algumas fontes norte-americanas, teria surgido a partir de um evento, em 1973, nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais e entusiastas.

Ano Internacional da Astronomia
Em 2009 o mundo comemorou o Ano Internacional da Astronomia. A festividade foi declarada pela 62º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU. Nesse mesmo ano, se comemorava o 400º aniversário das primeiras observações feitas em um telescópio por Galileu Galilei, considerado um dos "pais da Astronomia".

Dia Mundial do Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

• câncer de pele
• câncer de próstata
• câncer de mama
• câncer de cólon e reto
• câncer de pulmão
• câncer de estômago

Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

Dia Nacional do Sistema Braille

O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado anualmente em 8 de abril, no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil.

A comemoração também visa a reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com pouca visão.

O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e etc. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra, pontuação e etc.

O sistema Braille foi criado na França, em 1825, pelo francês Louis Braille, que perdeu a sua visão quando tinha apenas 3 anos de idade.

Origem do Dia Nacional do Sistema Braille
O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.

José de Azevedo nasceu cego e, aos 10 anos de idade, foi enviado para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos, em Paris. Lá aprendeu a recém criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país.

Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de "Patrono da Educação para Cegos no Brasil".

O Dia Nacional do Sistema Braille existe no Brasil desde 2010.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias