Circuito Loterias Caixa

Potiguar Terezinha Mulato bate duas vezes recorde brasileiro e leva ouro no halterofilismo

48.V

CPB

A halterofilista Terezinha Mulato mostrou, no Circuito Loterias Caixa, que está pronta para brigar por medalhas no Mundial da modalidade, em setembro, no México. Neste sábado, 5, a potiguar conquistou o ouro na categoria até 67kg e ainda quebrou o próprio recorde brasileiro duas vezes.

A marca anterior era de 94kg. No Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta de Nova Cruz levantou 95kg na segunda tentativa e 97kg na terceira. "Estou na minha melhor fase na carreira e me setindo bem e confiante para o Mundial, em setembro. Essas quebras de recorde mostram que posso ter um bom desempenho", explicou ela, que disputará a competição mais importante do ano para a modalidade na Cidade do México.

Cadeirante por sequelas de poliomelite, Terezinha foi a primeira mulher halterofilista a competir pelo Brasil oficialmente. Quando a categoria feminina estreou em Jogos Paralímpicos, em Sydney 2000, ela estava lá. Já são 20 anos de halterofilismo. Nos Jogos do Rio, ela terminou em 5º.

O pódio da categoria foi completado por Angela Faria Teixeira (CDDU/MG), prata com 80kg, e por Najara Bentes da Silva (FEPAM/AM), bronze com 66kg.

Neste sábado, ainda entrou em ação o medalhista de prata no Rio 2016 Evânio Silva. O baiano da categoria até 88kg também bateu o recorde brasileiro de seu peso, ao erguer 211kg na barra. A antiga marca de 210kg já era dele. “Desde o Rio, não tinha levantado mais de 210kg. Estou feliz com o novo recorde. Agora, daqui até o Mundial, só preciso ganhar mais massa muscular, para ficar mais forte”, comentou o baiano, que já está confirmado no México.

Ainda subiram ao pódio nesta categoria Marcelo da Silva Bezerra (UPDESCC/PE) com 148kg, e Leopoldo Cubas Freitas (AESA-ITU/SP), com 137kg.

Outros resultados:
Categoria masculina até 72kg
Ouro - Ezequiel Correa (ALP SBS/SC) - 164kg.
Prata - Raimundo Damasceno (CPRN/RN) - 145kg
Bronze - Dario Gomes (SADEF-RN) – 136kg

Categoria masculina até 80kg
Ouro – Ailton de Andrade Bento de Souza (ASDEF/PB) – 162kg
Prata – Luiz Carlos Novaes (APNH/SP) – 161kg
Bronze - João Eusebio Batista (CPRN/RN) – 148kg

Categoria masculina até 97kg
Ouro - Reinaldo A. de Carvalho (AESA-ITU/SP) – 168kg
Prata - Leonardo Roza Cunha (ANDEF/RJ) – 166kg
Bronze - Denilson Raimundo de Souza (CARUARU HC/PE) – 165kg

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Programação
II etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação
Domingo (6/8) - 8h às 12h

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias