Judô Notícias

Conquista de medalha

Jeferson Santos Jr. conquista medalha de ouro para Time Judô Rio na Copa Pan-Americana do Panamá

163.V

Judô Rio
O ‘Juninho Bomba’ (Instituto Reação, 73kg) foi quem saiu campeão numa categoria que também contou com brasileiros faturando medalhas de prata e bronze. Competição realizada na Cidade do Panamá é a última chance de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima

O ‘Juninho Bomba’ (Instituto Reação, 73kg) foi quem saiu campeão numa categoria que também contou com brasileiros faturando medalhas de prata e bronze. Competição realizada na Cidade do Panamá é a última chance de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima

O primeiro dia da Copa Pan-Americana 2019 realizada na Cidade do Panamá, capital panamenha, terminou com uma excelente exibição da seleção brasileira. E teve medalha de ouro para o Time Judô Rio! Jeferson Santos Jr. (Instituto Reação, 73 kg), o ‘Juninho Bomba’, conquistou o objetivo principal e saiu campeão da competição neste sábado (26). A competição é a última etapa classificatória para o judô nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Jeferson estreou contra o colombiano Leider Navarro e partiu para uma campanha que terminou com a conquista da medalha de ouro da categoria meio-leve ao superar o também brasileiro David Lima na decisão. A vitória no combate foi por ippon.

No total, o Brasil anotou seis medalhas na abertura da competição. Além do ouro de Jeferson e da prata de David, Renan Torres (60kg) e Alexia Castilhos (63kg) conquistaram medalhas de ouro, Nathália Brigida (48kg) ficou com a prata e Lincoln Kanemoto (73kg) faturou o bronze.

Durante a competição, a delegação está sendo chefiada pelo supervisor do Alto Rendimento da CBJ, Amadeu de Moura Jr, e conta com o campeão mundial Luciano Corrêa como técnico da seleção convidado pela CBJ.

O campeão da Copa Pan-Americana somará 200 pontos no Ranking Pan-Americano que define os classificados para Lima 2019. De acordo com o Manual Técnico do Judô em Lima 2019, os nove melhores atletas de cada peso no Ranking Pan-Americano divulgado após a Copa garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos. Atualmente Jeferson é o 18º colocado em maio a uma pontuação bastante apertada e tem chances reais de buscar a classificação.

As disputas do Judô nos Jogos Pan-Americanos serão nos dias 08, 09, 10 e 11 de agosto, no Coliseo 1 do complexo de Videna, em Lima.

Confira a última atualização do Ranking Pan-Americano

Campeonato, Copa e Jogos Pan-Americanos: entenda as diferenças

Campeonato Pan-Americano de Judô
Competição continental apenas do judô e apenas para os países que integram a Pan-América. Distribui pontos tanto no Ranking Mundial da Federação Internacional de Judô (700), quanto no Ranking Pan-Americano qualificatório para os Jogos Pan-Americanos (500). No Campeonato, são disputadas as 14 categorias olímpicas e cada país pode levar até 9 atletas por gênero (limite máximo de dois por categoria). Além das disputas individuais, há também a competição por equipes mistas, nova prova olímpica do Judô para Tóquio 2020.

Data: 26 a 28 de abril
Local: Lima – Peru

Copa Pan-Americana de Judô
Competição continental apenas do judô e apenas para os países que integram a Pan-América. Distribui pontos apenas para o Ranking Pan-Americano (200). Na Copa, são disputadas 14 categorias olímpicas sem limite de inscritos por país. Não há disputa por equipes mistas.

Data: 25 a 26 de maio
Local: Cidade do Panamá – Panamá

Jogos Pan-Americanos
Evento poliesportivo continental. O judô nos Jogos Pan-Americanos é disputado nas 14 categorias olímpicas e cada país só pode inscrever um atleta por categoria (total máximo de 14 atletas) desde que esse atleta esteja dentro da zona de ranqueamento, ou seja, entre os nove melhores de sua categoria no ranking pan-americano. Não há competição por equipes mistas nos Jogos Pan-Americanos.

Data: 08 a 11 de agosto
Local: Lima – Peru

www.judorio.org
Judô Rio

Mais...

Buscas

Todas as notícias