Judô Notícias

Taça Brasil Sub-21

Time Judô Rio terá 62 atletas na Taça Brasil Sub-21 de olho no ranking nacional e nas vagas no Pan-Americano Júnior

143.V

Judô Rio
Competição que acontece neste final de semana reunirá mais de 300 judocas na Arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte

Competição que acontece neste final de semana reunirá mais de 300 judocas na Arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte

Belo Horizonte receberá neste final de semana, dias 11 e 12 de maio, o Campeonato Brasileiro Interclubes – Taça Brasil Sub-21 de Judô, uma das competições mais importantes do calendário nacional Sub-21 da CBJ. A disputa reunirá cerca de 360 atletas de 89 clubes brasileiros em dois dias de combates na Arena Minas Tênis Clube. E o Time Judô Rio terá 62 atletas na competição, representando 11 clubes: Associação Budokan Judô Karatê Clube (1 atleta), Associação Nagai (1 atleta), Associação União dos Militares do Brasil – UMBRA – (1 atleta), Flamengo (13), Fluminense (4), Instituto Olímpico Zen (1), Jequiá Iate Clube (4), Judô Clube Leonardo Lara (2), Instituto Reação (28), Time Leão (3) e União Judô Clube Rio de Janeiro (4).

Em jogo, além do título nacional, estão os pontos no ranking que definirão, junto com os pontos do Estágio Internacional de Leibnitz (Áustria), a seleção que representará o país no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, em julho, na Colômbia. Os líderes de cada categoria no ranking após Leibnitz formarão a seleção júnior para o Pan-Americano.

Entre os inscritos na Taça Brasil Sub 21, o Time Judô Rio tem alguns nomes bem colocados na disputa pela vaga no Pan. Os destaques são Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação), campeã do Meeting Sub 21 e bronze no Estágio Internacional em Bad Blankenburg; e Jeferson Santos Júnior (73kg/Instituto Reação), campeão do Meeting Sub 21 e prata no Estágio Internacional em Bremen. Outros nomes bem cotados para buscar uma vaga no Pan, são os medalhistas do Meeting Sub 21: Júlia da Silva (48kg/Instituto Reação), Liane Lima (52kg/Instituto Reação), Luana Costa (57kg/ Instituto Reação) e Diego da Cruz (60kg/ Instituto Reação). Rodrigo Menezes (81kg/Instituto Reação), Yuri Gomes (90kg/Leonardo Lara) e Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação), terceiros colocados no ranking nacional Sub 21 em suas categorias; Valeska Cruz (63kg/Instituto Reação), quarta; Matheus Roque (100kg/Instituto Reação) e Eliza Carolina Ramos (78kg/Flamengo), quintos, também tem boas chances.

“É uma competição estratégica para os atletas que estão brigando por essa vaga no Pan. O critério de convocação é o ranking nacional júnior e a Taça distribui até 180 pontos”, explica Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base da CBJ, que acompanhará as disputas em Minas Gerais.

Além disso, ele destaca a participação de diversos atletas da classe juvenil (Sub-18), uma vez que a Taça Brasil é uma competição aberta. “É uma situação muito favorável do ponto de vista de desenvolvimento do atleta. Aumenta a competitividade interna e nos permite medir a distância entre as duas classes de idade”, pontua.

Do ligeiro ao pesado

Essa é a primeira edição de Taça Brasil Sub-21 que não contará com a categoria Superligeiro (44kg e 55kg). No início deste ano, a Federação Internacional de Judô determinou o fim desses pesos na classe Júnior e o Conselho Técnico da CBJ concordou em seguir a determinação da FIJ nas competições brasileiras.

A medida fez com que grande parte dos atletas do Superligeiro migrassem para a categoria Ligeiro. O reflexo imediato disso poderá ser visto neste final de semana. O peso Ligeiro masculino tem 58 atletas inscritos, enquanto o Ligeiro feminino está com 25 judocas.

São as categorias mais cheias da competição e contarão com dois medalhistas do último Mundial Júnior: Renan Torres (60kg/Sesi/SP) e Amanda Arraes (48kg/Naec-Cacoal/RO), ambos medalhistas de bronze nas Bahamas, em 2018.

TREINAMENTO DE CAMPO E XV COPA MINAS

Ao final da Taça Brasil, os atletas poderão permanecer em Belo Horizonte para o Treinamento de Campo organizado pelo Minas Tênis Clube e pela Federação Mineira de Judô no período de 13 a 16 de maio. Em seguida, nos dias 18 e 19, o clube realizará a tradicional Copa Minas Tênis Clube de Judô, com disputas nas classes Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Sênior.

www.judorio.org
Judô Rio

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • PARA ABENÇOAR 300X250
  • AULAS TENIS CLUB 300X250

Outras notícias...