Judô Notícias

Campeonato Pan-Americano de Lima

Com Rafaela Silva e Sarah Menezes, Time Judô Rio conquista duas medalhas no primeiro dia do Pan-Americano de Lima

138.V

Divulgação
O primeiro dia da competição, realizada no Coliseo 1 de Videna, no Peru, contou uma prata para Rafaela Silva e um bronze para Sarah Menezes. Brasil anotou sete medalhas, incluindo dois ouros

O primeiro dia da competição, realizada no Coliseo 1 de Videna, no Peru, contou uma prata para Rafaela Silva e um bronze para Sarah Menezes. Brasil anotou sete medalhas, incluindo dois ouros

O Campeonato Pan-Americano de Lima começou nesta quinta-feira (25), no Coliseo 1, em Videna e teve a disputa da primeira metade das categorias. O Time Judô Rio teve duas representantes de respeito nos tatames: as campeãs olímpicas Sarah Menezes (52kg, Flamengo) e Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação. As duas terminaram o dia com medalha: prata para Rafaela e bronze para Sarah.

Rafaela viveu um dia inspirado. Aplicou ippon sobre a cubana Arnaes Odelin Garcia na estreia, venceu a colombiana Yadinys Amaris por um waza-ari na segunda e última luta da fase preliminar e, na semifinal, voltou a cravar um ippon: agora contra a dominicana Ana Rosa. Na final, após um combate tenso, a canadense Christa Deguchi, top-5 do mundo no momento, venceu após quase três minutos de Golden Score. Prata para a campeã da Rio 2016.

“Fiz uma competição de estratégia, paciência, porque lutar na pan-américa requer calma pela arbitragem e atletas – é diferente a lutar na Europa. Na final, peguei uma adversária que está no quarto lugar do ranking mundial. É uma atleta dura, a luta foi dura, resolvida no Golden Score. Eu dei um golpe que quase foi ponto, vou revisar depois, mas acho que fiz uma boa luta. Agora é consertar os erros para seguir nas próximas competições”, disse.

Sarah, por outro lado, venceu três lutas e perdeu apenas uma. O ippon na estreia serviu para superar Ortia Gonzalez no Golden Score; mas a segunda luta, contra a também brasileira Larissa Pimenta, acabou por derrota por conta de um waza-ari. Começou então a disputa pela repescagem: a luta seguinte, contra a canadense Ecaterina Guica, terminou com vitória por ippon após 1min57s. A luta pelo bronze foi contra a mexicana Luz Oliveira e terminou com um waza-ari a zero para Sarah.

“Fiquei muito feliz pelo resultado. Claro que a gente sempre quer estar no lugar mais alto do pódio, mas não foi possível. Eu avalio que foi um bom início. Foi minha primeira medalha na categoria nova, de 52kg, meu primeiro Pan-Americano. Gostei da minha competição. Agora é trabalhar nos pequenos erros e detalhes que aconteceram durante as lutas e seguir em frente”, argumentou.

Além das duas representantes do Time Judô Rio, o Brasil terminou o dia com duas medalhas de ouro – Larissa Pimenta (52kg) e Daniel Cargnin (66kg) – e mais duas pratas – Nathália Brígida (48kg) e Eric Takabatake (60kg). Assim, o Brasil lidera o quadro de medalhas.

A competição segue na sexta-feira, quando David Moura (+100kg, Instituto Reação) defende o Rio de Janeiro.

www.judorio.org
Valter França

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • AULAS TENIS CLUB 300X250
  • PARA ABENÇOAR 300X250

Outras notícias...