Judô Notícias

Exame de promoção de Dan

Jequiá Iate Clube recebe 1º Módulo de preparação para o Exame de promoção de Dan do Time Judô Rio

4.V

Divulgação
O evento foi realizado nos últimos dias 6 e 7 de abril pela Comissão Estadual de Graus com o apoio da Comissão Nacional de Graus

O evento foi realizado nos últimos dias 6 e 7 de abril pela Comissão Estadual de Graus com o apoio da Comissão Nacional de Graus

O ginásio do Jequiá Iate Clube recebeu nos dias 6 e 7 de abril, um dos eventos mais concorridos eventos da agenda de compromissos da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro de 2019. Com a participação de 190 candidatos vindos de todos os Núcleos Regionais do estado, foi realizado o 1º Módulo de preparação para o Exame de promoção de Dan a ser realizado pela Comissão Estadual de Graus com permissão da Comissão Nacional da Graus da Confederação de Graus da Confederação Brasileira de Judô. A CEG da FJERJ, estruturada com 6 grupos de professores com a missão de orientar a preparação dos candidatos postulantes ao 1º Dan e um outro grupo igualmente qualificado para, da mesma forma, atender os candidatos a promoção de grau no nível yudansha, observando as especificidades de cada programa, foi dado o passo inicial em 2019.

Na agenda de compromissos da CEG, além de cumprir os itens do programa para aqueles candidatos já considerados aptos após serem submetidos ao Exame Admissional realizado na Arena Carioca 2, também foi realizado, na manhã do dia 06/04, o segundo Exame Admissional com a participação de postulantes a kodanshas. Considerando que somente foram emitidos conceitos do tipo “apto” o universo de candidatos foi aumentado.

Vale destacar o empenho dos dirigentes do Jequiá Iate Clube que, mais uma vez, não mediram esforços para oferecer condições que permitissem que professores e candidatos pudessem desempenhar as suas obrigações da melhor forma possível.

A programação estabeleceu, tanto para o sábado quanto para o domingo, o início das atividades a partir das 08:00 horas e o encerramento às 17h horas. Apesar do registro de alguma dificuldade com a pontualidade para o início dos trabalhos nos dois dias, houve também dificuldade para verificar a pontualidade no encerramento, haja vista o fato de os envolvidos alongarem a permanência para além do previsto compensando a impontualidade citada.

Em seu pronunciamento por ocasião do encerramento das atividades no sábado, o Professor Leonardo Lara, Vice-Presidente da FJERJ, fez suas considerações do ponto de vista técnico. Ele também ressaltou e elogiou todos os participantes, tendo em vista as dificuldades registradas durante aquele dia em decorrência do intenso calor verificado em nossa Cidade. Certamente, o Professor Jucinei Costa, Presidente da FJERJ, que também esteve presente, está ciente do ocorrido e analisará com sua equipe o caso, pensando em alguma alternativa que esteja ao alcance dos recursos disponíveis da nossa federação visando proporcionar mais conforto a todos no futuro.

Se no primeiro dia as atividades ocorreram somente no dojô, na abertura dos trabalhos do domingo, após a saudação inicial, no salão climatizado do Jequiá Iate Clube, confortavelmente acomodados, foram apresentadas aos candidatos e professores presentes duas palestras visando contribuir para a preparação de todos.

No primeiro momento, o Professor Paulo Marcio Delgado, membro da CEG, apresentou uma análise compreensiva das informações passadas aos Professores pelos candidatos de todos os níveis do exame promoção de Dan da turma de 2018, através da pesquisa realizada com a participação desses ao final de cada uma das etapas do programa de atividades daquele ano. O objetivo principal da iniciativa foi sensibilizar a todos para que participem e para que o façam de forma responsável, possibilitando a identificação calibrada dos esforços dos docentes para localizar a ajuda onde ela se faz necessária.

No segundo momento das palestras, fez uso da palavra o Professor Kodansha, Árbitro FIJ “A” e membro da Comissão Estadual de Graus da FJERJ, José Pereira Silva. Com grande desenvoltura, o palestrante usou como viés principal uma análise de um dos princípios preconizados pelo Shihan Jigoro Kano, qual seja, o JITA KYOEI. Através da sua retórica envolvente, o Prof. Pereira, modulou a emoção da plateia, levando a todos, do riso bem humorado, provocado pelas suas colocações envolventes, para depois provocar belas lágrimas que não tiveram origem na tristeza, mas sim no aflorar dos sentimos nascidos na solidariedade preconizados pelo JITA KYOEI, tema central da sua palestra, que segundo o palestrante deveria ser deslocado do nosso discurso para a nossa prática cotidiana, dentro e fora do dojô. Vale registrar que ao final da sua apresentação, o palestrante foi aplaudido de pé pelos presentes. Registramos também que quando propusemos essas palestras, éramos sabedores da capacidade dos palestrantes, entretanto, causou-nos ótima surpresa o efeito produzido pelas duas apresentações, parabéns aos palestrantes.

Da mesma forma que em anos anteriores, já podemos mencionar o surgimento das inevitáveis iniciativas de natureza afetiva que motivam grupos de candidatos a idealizarem projetos para registrar e perpetuar esse momento tão significativo para todos nós com da sua materialização. É através da convecção de uma camisa alusiva ao grupo que os candidatos faixas pretas da turma de 2019 pretende concretizar seu projeto. Registramos a gentileza desse grupo que, tendo em vista a intenção de estampar na camisa logos de entidades do judô brasileiro, submeteu, através de e-mail, sua primeira ideia à presidência da FJERJ que certamente vai analisar com atenção a proposta. Parabenizamos os idealizadores.

As equipes docentes participantes ao longo do módulo, desenvolveram as suas atividades cumprindo fielmente o estabelecido em nosso planejamento. Considerando tratar-se de um primeiro contato, houve registros de candidatos diagnosticados com severas carências relativas a alguns pontos do programa. A maior incidência tem relação com o domínio dos katas que foram apresentados aos candidatos pela CEG através da exibição de vídeos referenciados no Judô do Instituto Kodokan. Apesar dessa constatação, nossa experiência acumulada ao longo dos anos nos permite afirmar que, se houver dedicação aos treinamentos, dentro e fora dos módulos, todos têm plenas condições para alcançar a provação no final do processo.

Acreditamos que o primeiro módulo tenha sido um local para observações relevantes que, juntamente com as informações que serão colhidas através pesquisa realizada junto aos candidatos, nos permitirá importante aproximação das ações com potencial para auxiliar os candidatos à promoção de Dan da Turma de 2019 da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.

Equipe Pedagógica:

Ana Cristina de Moraes
Roberto Alves Garcias
Jose Pereira Silva
Raimundo Faustino Sobrinho
Marco Aurelio da Gama e Silva
Equipe Gestora:
Jucinei Costa
Leonardo L. Lara
Jeferson Vieria
Ana Peixoto

www.judorio.org
Valter França

Mais...

Buscas

Todas as notícias